domingo, 13 de abril de 2008

SOLUÇÕES PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ E EFICIENTE

Qual a metodologia perfeita para uma Comunicação Integrada eficiente?

Para o professor mestre Flávio Tófani (PUC/MG), nesse processo deve-se ignorar a realidade imediata, buscar formas de estabelecer um amálgama entre a comunicação formal com a informal e incluir no contexto de produção de informação as lideranças (produtores relativos) da comunicação informal. “Faz o sujeito se sentir ativo no processo”, destaca o professor.

As dicas foram passadas nesse sábado (12), durante Seminário Comunicação e Marketing Integrado, da Faculdade de Ciências da Informação, no CESMAC. O encontro foi direcionado aos estudantes de jornalismo e administração da instituição.

Tófani disse também que trabalhar a comunicação em empresas é, sobretudo, “organizar os veículos” e ter em mente a distinção entre identidade e imagem. “A identidade age no plano real, é como nós somos; a imagem é a representação, ou o que passamos, simbolicamente, para a opinião pública”, acrescentou.

Em resumo, disse Tófani, comunicação integrada é fortalecer a imagem e estabelecer bons relacionamentos e, ao mesmo tempo, criar consciência da sua própria imagem e promover políticas internas e externas de relacionamento. Ele concluiu dizendo que são ações eficientes para alcançar esses objetivos, a produção editorial, a responsabilidade social, eventos etc...

Nenhum comentário: