quarta-feira, 8 de agosto de 2007

COS - 28 anos depois

O curso de Comunicação Social (Cos) da Universidade Federal de Alagoas completa este ano 28 anos. Criado no dia 8 de Agosto de 1979, vem sendo o responsável pelo desempenho do papel significativo na formação intelectual de várias gerações de jornalistas e relações públicas no Estado, em meio a dificuldades. Para quem não se lembra, o Curso de Comunicação foi fundado por Carlos Alberto Gusmão, o Gusmão. e disponibilizava, nos primeiros anos de sua existência, apenas as disciplinas básicas de Teoria Sociológica, Língua Portuguesa e Antropologia Cultural.

Desde sua fundação, a trajetória do Curso de Comunicação Social foi marcada por mudanças na estrutura física, no corpo administrativo, grade curricular, corpo docente e número de alunos. Só nos últimos dez anos, aconteceram modificações na parte física (especialmente na fachada do bloco de Comunicação), melhoras nos laboratórios e no funcionamento dos estúdios e aumento gradativo na produção acadêmica dos estudantes. Em função do crescimento da pesquisa científica, está em andamento o projeto de implantação do Mestrado.

Segundo o professor Jean Charles Zozzoli, doutor em Ciências da Comunicação e coordenador do projeto para implantação de mestrado no curso, a viabilidade do projeto é um processo demorado, pois envolve pesquisas sobre a criação e o funcionamento de uma pós-graduação, levantamento da produção de todos os professores do curso, visualização das normas do MEC e reunião de elementos sobre linhas de pesquisa e áreas de concentração (temas). “Todas estas etapas já estão andamento, ou seja, conseguimos reunir todos os requisitos exigidos e encaminhar os documentos aos professores. O resultado é uma proposta que já foi aceita pela PROPEP e pela reitora e enviada para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, explica o professor.

Para comemorar o aniversário do curso, foi formada uma comissão formado por professores, alunos, técnico-administrativos e prestadores de serviços que planejam atividades como gincana, debates, elaboração de vídeo-documentário utilizando recursos da memória visual do curso, homenagem ao jornalista Freitas Neto, exposição fotográfica e coquetel. A programação ainda está em fase de construção e deve acontecer no próximo dia 24.

Nenhum comentário: