sábado, 22 de setembro de 2007
ENCHENDO O POTE
“O Futuro do Blog” é tema de oficina do Sindjornal/SP
A Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessorias de Comunicação do Sindjornal de São Paulo promoveu neste final de semana uma oficina com o tema O Futuro do Blog. A ferramenta eletrônica e digital é um meio eficaz de comunicação, graças a sua capacidade de adaptar as diversidades da forma de se comunicar na NET. Segundo nota do sindicato, o blog “pode significar um grande avanço, principalmente como ferramenta no setor de assessorias de comunicação”.
Para tratar do assunto, a Comissão convidou o jornalista Luciano Martins (um dos fundadores e Publisher da revista "Adiante”). Ele traçou um perfil da ferramenta e respondeu por que o Blog e de que forma ele pode ser usado a favor não apenas para assessoria de comunicação, mas para outros projetos, sejam da ordem pessoal, ou corporativa e ou associativo.
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Assessoria de Imprensa e de Comunicação participam do Prêmio Banco do Brasil e Petrobrás de Jornalismo
Durante café da manhã, nesta segunda-feira (17), o Sindjornal lançou da 17ª Edição do Prêmio de Jornalismo, evento que é realizado em parceria com o Banco do Brasil e a Petrobrás. Na presença de vários jornalistas e representantes das duas instituições públicas, o presidente do Sindjornal, Carlos Roberto Pereira, reiterou a importância do prêmio e da parceria. Este ano, a festa de entrega do prêmio tem data marcada para o dia 16 de novembro e as inscrições vão até o dia 19 de outubro. Portanto, se apresse para não perder o prazo.
Mais uma vez foi mantida a categoria Assessoria de Imprensa, que permite a participação de jornalista que atuam na função de assessoria de comunicação e que estejam atuando no território alagoano. Mas, atenção! Só podem participar jornalistas filiados ao Sindicato e que estejam em dia com suas obrigações sindicais.
Para concorrer, o interessado deve relatar de um a dois cases, relatando um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de alcançar a resolução num problema de relacionamento com a imprensa. O case deve ter execução concluída até o dia 19 de outubro.
Os cases devem ser apresentados em paper, com 50 linhas (máximo), no formato Word, fonte Time News Roman, corpo 12, constando a análise da situação anterior, as providências tomadas, os resultados atingidos e uma conclusão, com a avaliação da eficácia das ações. Podem ser juntados ao material entregue fotos, gráficos, vídeos, recortes e qualquer outro tipo de material que julgue importante. O regulamento lembra que esses anexos não substituem o paper, o objetivo do julgamento.
IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO
Com o tema Simulacros e (dis)simulações na sociedade hiper-espetacular o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAMECOS/PUCRS realiza nos dias 7 e 8 de novembro de 2007, o encontro científico que este ano vai homenagear o filósofo françês Jean Baudrillard, um pensadores que, definitivamente, impactou o campo da comunicação desde 1968 quando publicou o livro intitulado O sistema dos objetos. O Seminário também está comemorando os 40 anos de publicação do livro de Guy Debord que dá praticamente título à época em que vivemos atualmente: A Sociedade do Espetáculo. Informações acesse http://www.pucrs.br/eventos/sicom/.
WORKSHOP COMUNICAÇÃO NA MODA
O designer e diretor de arte André Felipe de Paula, ministra o WORKSHOP COMUNICAÇÃO NA MODA (12 horas / aula), para profissionais e estudantes das áreas de moda, jornalismo, marketing e comunicação. Segundo a informação, o curso vai analisar as ferramentas da área de comunicação e marketing, de uma forma integrada, buscando novas alternativas na construção de identidade e diferencial à marca.
De acordo com os organizadores, durante a oficina serão abordados desde os desfiles, ações promocionais, visual merchandising e outros fatores, e ainda as situações que agregam e constituem a comunicação empresarial. O curso está programado para os dias 21 e 22 de setembro, no Instituto Brasileiro de Moda (IBModa).
Inscrições e informações através do e-mail relacionamento@ibmoda.com.br ou no sítio http://www.ibmoda.com.br/
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
PROFESSOR SUBSTITUTO/COS
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da UFAL abriu inscrições para o processo de seleção de professor substituto nas disciplinas JORNALISMO IMPRESSO e TELEJORNALISMO do curso de Comunicação Social. As inscrições vão até a próxima terça-feira (dia 11), entre 15h e
Para se inscrever, o candidato apresenta o recolhimento de taxa de R$45 e as cópias do documento de identidade e dos comprovantes dos títulos exigido (acompanhado dos originais). A Seleção Pública Simplificada consiste de prova escrita (com peso 6) e de prova de didática (com peso 4). Aprovado que atinge média final acima de 7 pontos.
sábado, 8 de setembro de 2007
SINDJORNAL COBRA CONCURSO E ESTRUTURA PÚBLICA PARA A TV ASSEMBLÉIA
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Carlos Roberto Pereira, esteve esta semana com o coordenador de Comunicação da Assembléia Legislativa de Alagoas, o jornalista Joaldo Cavalcante. Durante o encontro, o sindicalista solicitou detalhes do projeto de assessoria de comunicação que vem sendo implantado pela Assembléia, especificamente sobre a infra-estrutura, programação e forma de produção e recursos humanos para a TV.
Carlos Roberto aproveitou a reunião para expor suas preocupações a respeito da falta de infra-estrutura da casa legislativa para abrigar uma emissora de Televisão. O presidente disse que foi alertado que o modelo que será adotado pela Assembléia era a terceirização do serviço e da mão-de-obra, junto a uma emissora de TV aberta, que por sua vez já teria quarterizado o serviço, transferindo-o para uma produtora local. Na oportunidade, Carlos Roberto defendeu o concurso público para a contratação de jornalistas, radialistas e técnicos.
TST CONFIRMA: DIPLOMA E REGISTRO NO MTb PARA EXERCÍCIO DO JORNALISMO
A necessidade do diploma de graduação para exercício da função de jornalista ganhou mais uma rodada, com a decisão da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Os magistrados entenderam que para o reconhecimento da “condição de jornalista”, é necessário que o trabalhador comprove o prévio registro no órgão regional do Ministério do Trabalho e o diploma do curso superior de Jornalismo ou de Comunicação Social com habilitação
A
O relator do despacho, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, observou que, apesar das várias modificações introduzidas no Decreto-Lei 972/69, “manteve-se a obrigatoriedade do prévio registro no Ministério do Trabalho e a necessidade do diploma”, explicou o jurista.
No despacho do magistrado, ele justifica sua decisão dizendo que “conforme o exposto no acórdão regional, não há como se reconhecer a condição de jornalista porque a reclamante não preenche nenhum dos requisitos para o exercício da profissão regulamentada”, ressaltou. “O fato de a trabalhadora ter exercido funções compatíveis com a de jornalista profissional, por si só, não dá ensejo à procedência.”, de acordo com a informação.CAMPANHA EM DEFESA DO DIREITO DO TRABALHO
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) lançou mês passado a Campanha pela Efetivação do Direito do Trabalho. Uma mobilização nacional por parte dos juízes que sai em defesa do Direito do Trabalho e contra todas as tentativas de flexibilização e redução dos direitos dos trabalhadores brasileiros. A informação está no site da FENAJ. O lançamento da campanha ocorreu durante a conferência “Direito do Trabalho: Uma Questão de Cidadania”, realizada em Brasília, no dia 14 de agosto.
A campanha da ANAMATRA, explica a nota divulgada pela FENAJ, quer resgatar o valor do trabalho “tanto como meio de vida quanto como valor ético que não pode ser submetido a condições degradantes, discriminações, insegurança e miséria”, explica o texto. “A idéia não é realizar um movimento apenas de resistência às mudanças na legislação trabalhista, mas de construção de uma política de efetivação dos direitos do trabalhador”, complementa a informação.
Os juízes querem ainda denunciar mecanismos de flexibilização e precarização dos direitos dos trabalhadores e elaborar propostas que coíbam mecanismos como a terceirização sem limites, a contratação de trabalhador como Pessoa Jurídica, estágios irregulares, falsos autônomos, entre outros métodos fraudulentos. Mais informações no site da FENAJ.
terça-feira, 4 de setembro de 2007
MAIS UM CANAL PARA ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO
A partir do dia 9 de setembro, jornalistas e relações públicas no cargo de assessores de comunicação vão contar com uma importante ferramenta de comunicação, a coluna Assessoria&Comunicação que passa a ser veiculada semanalmente no jornal Tribuna Independente. Trata-se de uma experiência inédita e pioneira para a comunicação social e para o jornalismo alagoano, porque ela abre um canal de comunicação que pretende se consolidar, promovendo o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelo assessor de comunicação no seu dia a dia, com a divulgação de informação segmentada e de qualidade. A coluna será assinada pelo jornalista Álvaro Brandão. O Fala Comissão conversou com ele, que explicou a façanha.
Fala Comissão – Assessoria&Comunicação será uma extensão do blog?
Álvaro Brandão – Não. Primeiro, porque são meios diferentes, que se comportam de maneira diferente na relação de consumo da informação. O blog é o blog da CEJAC. A coluna, não.
Fala Comissão – O que é, então, a coluna?
Álvaro Brandão – A coluna Assessoria&Comunicação vai tratar de assuntos pertinentes as atividades de assessoria de comunicação, mas abrir também para assuntos acadêmicos, novidades tecnológicas, publicações e eventos em geral que tenham a ver com assessoria de comunicação e a comunicação social.
Fala Comissão – Porque no Tribuna Independente?
Álvaro Brandão – O jornal é o melhor ambiente atualmente para realizar projetos editoriais inéditos no jornalismo local. A cooperativa Jorgraf é uma experiência que está atraindo a atenção de todo o jornalismo brasileiro, por que conseguiu dá a volta por cima, numa situação que, vai não vai, acontece com o profissional da imprensa, o desemprego. A coluna é a experiência de uma experiência. É isso que o jornalismo alagoano está precisando. Começar a experimentar.
Fala Comissão – Como você pretende operacionalizar o conteúdo da coluna?
Álvaro Brandão – As fonte serão as mais diversas e confiáveis, claro! Mas, estou mesmo é contando com a contribuição maciça dos colegas assessores em exercício da função para me abastecer de notícias, porque queremos privilegiar as informações locais. A Assessoria&Comunicação vai preencher essa lacuna.