A Revista Cult realiza no dia 28 de julho o Curso de Telejornalismo. O curso é baseado em experiências vividas por jornalistas com trajetórias de sucesso na televisão. É destinado aos estudantes de comunicação, recém-formados e profissionais em início de carreira. A Revista CULT fica na Praça Santo Agostinho, 70. No bairro do Paraíso, na cidade de São Paulo (próximo à estação Vergueiro do metrô).
Durante a jornada, os estudantes, inicialmente, assistirão a palestra sobre TV digital e o impacto na TV brasileira, que será ministrada por Gabirel Priolli. Em seguida, acontece a primeira aula, de Como escrever para a TV: O texto escrito para ser falado exige técnicas especiais. Nessa aula serão passadas algumas regras que podem ajudar a praticar o que se convencionou chamar de "texto coloquial". A aula será ministrada por Ivan Marques.
Após a pausa para o almoço, acontece a aula O telejornal: tempo e linguagem: O tempo na TV equivale ao espaço físico das páginas dos veículos impressos. Deve ser ocupado com método e critério. E o texto da televisão tem regras muito próprias, que o distanciam da linguagem escrita. Redigir uma notícia para a TV é diferente de escrever para jornal e revista. A aula será ministrada por Fernando Vieira de Mello.
A última aula será O profissional de televisão: Conhecimento, postura, credibilidade. Quais os requisitos para um profissional desenvolver uma carreira na TV. A aula será ministrada pelo jornalista e apresentador de televisão Celso Freitas.
PEQUENA HISTÓRIA DA TV
O primeiro telejornal da TV brasileira foi Imagens do Dia, e nasceu junto com a TV Tupi de São Paulo, em 1950.
Mas o primeiro telejornal de sucesso foi O Repérter Esso, que estreou em 17 de junho de 1953, também na TV Tupi de São Paulo. Era dirigido e apresentado por Khalil Filho.
Em 1954, O Repórter Esso chegou ao Rio de Janeiro na voz de Gontijo Teodoro.
O telejornal ficou no ar quase vinte anos.
De lá para cá, o telejornalismo acompanhou a evolução tecnológica (video-tape, transmissão ao vivo, satélite) e passou por transformações estéticas e de linguagem. Hoje o jornalismo é parte indispensável dentro da programação das grandes redes de televisão.
Um comentário:
Quando terá outro curso de telejornalismo?
Postar um comentário