domingo, 3 de junho de 2007

PROGRAMAÇÃO PARA O INTERCOM/2007

A coordenação do INTERCOM, que acontece este ano na cidade de Santos, no litoral paulista, organizou uma série de atividades para os participantes de evento.

O
Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Experimentais será um espaço destinado às comunicações inscritas por graduados em cursos superiores, estudantes de especialização e profissionais atuantes nas empresas, governo ou terceiro setor, apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovativo ou representem alternativas comunicacionais. Os trabalhos devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão e serão apresentados em sessões correspondentes às sub-áreas do campo comunicacional:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

O Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação é destinado a profissionais vinculados a unidades de informação (tais como centros de documentação, editoras, veículos de comunicação etc.), a docentes e alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências da Informação e/ou Comunicação, interessados em discutir e compartilhar questões sobre pesquisas, teorias e práticas de informação em Ciências da Comunicação. Os alunos de graduação podem submeter trabalhos desde que elaborados em parceria com docentes da área ou profissionais atuando em unidades de informação. A submissão de trabalhos deverá ser feita conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo-padrão.

A Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação é destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social, selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica. O evento é destinado somente para os finalistas dos congressos regionais da Intercom - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O Intercom Júnior será um espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais diretamente pelo aluno ou através de proposta de mesa elaborada e encaminhada por professor(a) de instituição de nível superior (da área da Comunicação), com a participação de 2 (dois) a 3 (três) jovens pesquisadores, bacharéis ou alunos de graduação, além do professor. Os relatos (individuais ou proposta de mesas) devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão. No caso de uma proposta de mesa utilizar o formulário abaixo, MAS incluir NO MESMO ARQUIVO além da proposta da referida mesa o texto completo de TODOS os alunos que estarão participantes. ATENÇÃO: todos os componentes deverão estar inscritos no congresso.

O Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação é um espaço acadêmico destinado a acolher mesa temática sobre qualquer tema considerado relevante na área de Comunicação proposto por um(a) professor(a) com grau acadêmico mínimo de doutor, com a participação de no mínimo 2(dois) e no máximo 4 (quatro) pesquisadores – incluindo o proponente que será o coordenador da mesa. A duração dos trabalhos da mesa temática não poderá ultrapassar 150 (cento e cinqüenta) minutos, incluindo apresentação, exposições, debates e eventual intervalo. Palestra sobre tema relevante, de interesse para a comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes, realizada por pesquisador ou profissional indicado por um sócio, que assume a responsabilidade de coordenar o evento e apresentar o(a) convidado(a). A duração da palestra não poderá ultrapassar 60 (sessenta) minutos, inclusive os debates.

O Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação será um espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir uma foto da capa da publicação, a ser incluída no catálogo Autores da Intercom – 2006. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na Web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os mini-currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

Como proceder: A apresentação da publicação será feita pelo próprio autor/editor ou pela pessoa delegada, sendo-lhe reservado tempo médio de 10-15 minutos para sumariar o conteúdo da obra. O evento ocorrerá em auditórios especialmente reservados para essa finalidade. Ao final do conjunto das apresentações os autores/editores poderão autografar as publicações lançadas naquela seção.

Serão realizadas ainda Oficinas Intercom, mini-cursos destinados aos estudantes de graduação, ministrados pelos vencedores dos Prêmios Vera Giangrande, Ligia Averbuck, Francisco Morel e Freitas Nobre em 2006, bem como por outros congressitas interessados (professores, doutorandos, mestrandos).

Enfim, estão programados ainda o Bibliocom 2007, uma mMstra de Livros publicados pelos congressistas e/ou editados pelas Escolas, Associações e Sindicatos de Comunicação (Brasil e Argentina) e o Educomídia 2007, uma Feira de Inovações Tecnológicas em Educação, Comunicação e Cultura

A coordenação do INTERCOM, que acontece este ano na cidade de Santos, no litoral paulista, organizou uma série de atividades para os participantes. O Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Experimentais será um espaço destinado às comunicações inscritas por graduados em cursos superiores, estudantes de especialização e profissionais atuantes nas empresas, governo ou terceiro setor, apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovativo ou representem alternativas comunicacionais. Os trabalhos devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão e serão apresentados em sessões correspondentes às sub-áreas do campo comunicacional:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

O Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação é destinado a profissionais vinculados a unidades de informação (tais como centros de documentação, editoras, veículos de comunicação etc.), a docentes e alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências da Informação e/ou Comunicação, interessados em discutir e compartilhar questões sobre pesquisas, teorias e práticas de informação em Ciências da Comunicação. Os alunos de graduação podem submeter trabalhos desde que elaborados em parceria com docentes da área ou profissionais atuando em unidades de informação. A submissão de trabalhos deverá ser feita conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo-padrão.

A Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação é destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social, selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica. O evento é destinado somente para os finalistas dos congressos regionais da Intercom - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O Intercom Júnior será um espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais diretamente pelo aluno ou através de proposta de mesa elaborada e encaminhada por professor(a) de instituição de nível superior (da área da Comunicação), com a participação de 2 (dois) a 3 (três) jovens pesquisadores, bacharéis ou alunos de graduação, além do professor. Os relatos (individuais ou proposta de mesas) devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão. No caso de uma proposta de mesa utilizar o formulário abaixo, MAS incluir NO MESMO ARQUIVO além da proposta da referida mesa o texto completo de TODOS os alunos que estarão participantes. ATENÇÃO: todos os componentes deverão estar inscritos no congresso.

O Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação é um espaço acadêmico destinado a acolher mesa temática sobre qualquer tema considerado relevante na área de Comunicação proposto por um(a) professor(a) com grau acadêmico mínimo de doutor, com a participação de no mínimo 2(dois) e no máximo 4 (quatro) pesquisadores – incluindo o proponente que será o coordenador da mesa. A duração dos trabalhos da mesa temática não poderá ultrapassar 150 (cento e cinqüenta) minutos, incluindo apresentação, exposições, debates e eventual intervalo. Palestra sobre tema relevante, de interesse para a comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes, realizada por pesquisador ou profissional indicado por um sócio, que assume a responsabilidade de coordenar o evento e apresentar o(a) convidado(a). A duração da palestra não poderá ultrapassar 60 (sessenta) minutos, inclusive os debates.

O Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação será um espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir uma foto da capa da publicação, a ser incluída no catálogo Autores da Intercom – 2006. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na Web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os mini-currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

Como proceder: A apresentação da publicação será feita pelo próprio autor/editor ou pela pessoa delegada, sendo-lhe reservado tempo médio de 10-15 minutos para sumariar o conteúdo da obra. O evento ocorrerá em auditórios especialmente reservados para essa finalidade. Ao final do conjunto das apresentações os autores/editores poderão autografar as publicações lançadas naquela seção.

Serão realizadas ainda Oficinas Intercom, mini-cursos destinados aos estudantes de graduação, ministrados pelos vencedores dos Prêmios Vera Giangrande, Ligia Averbuck, Francisco Morel e Freitas Nobre em 2006, bem como por outros congressitas interessados (professores, doutorandos, mestrandos).

Enfim, estão programados ainda o Bibliocom 2007, uma mMstra de Livros publicados pelos congressistas e/ou editados pelas Escolas, Associações e Sindicatos de Comunicação (Brasil e Argentina) e o Educomídia 2007, uma Feira de Inovações Tecnológicas em Educação, Comunicação e Cultura

Nenhum comentário: