domingo, 24 de junho de 2007

RENOI

Rede Nacional de Observatórios de Imprensa, um panorama inicial*

Desde o ano de 2005, um grupo de jornalistas, que também são professores e pesquisadores da área, tenta retomar a idéia de uma Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) formada por escolas de jornalismo e comunicação. De lá para cá, várias ações nesse sentido já foram realizadas, como mesas nos principais congressos brasileiros de comunicação e jornalismo, a criação de uma lista de discussão para alimentar o debate não-presencial, a proposta de criação de uma rede de pesquisa que incorporasse os vários integrantes da rede, até a realização do I Encontro Nacional da Rede de Observatórios de Imprensa, em Vitória (ES), acontecido entre os dias 31 de maio e 02 de junho de 2007.

Como se disse, trata-se de uma retomada. A idéia original surgiu em 1998. A consolidação do Observatório da Imprensa, fundado em 1996, que mobilizou os espíritos reflexivos e críticos em relação ao acompanhamento da atividade jornalística, inspirou também o ambiente acadêmico a fazer parte deste projeto que, sabemos todos, hoje, nunca mais nos deixou ler jornal do mesmo jeito.

No texto intitulado "Chamamento às escolas de Jornalismo: criemos juntos a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa", assinado por Victor Gentilli, então editor acadêmico do OI, apresentava-se o objetivo maior do empreendimento proposto:

Leia mais no sítio: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/

*Por Josenildo Luiz Guerra, publicado no sítio Observatório da Imprensa em 19/6/2007

Nenhum comentário: