quarta-feira, 6 de junho de 2007

Deputado protocola projeto de lei que homenagea Otávio Brandão com uma Comenda para área ambiental

Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação do deputado estadual Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT), o parlamentar protocolou na segunda-feira, dia 4 de junho, na Assembléia Legislativa, um requerimento solicitando a criação da Comenda Otávio Brandão de Meio Ambiente. A medalha servirá para homenagear ao ambientalista alagoano que ficou famoso, entre outras coisas, pela publicação do seu livro Canais e Lagoas e consequentemente pessoas que se destacam nesse quisito.
Para Paulão, é importante homenagear Otávio Brandão porque ele "foi um defensor das lagoas e dos rios quando dizia que um rio é uma civilização, uma estrada, uma artéria que espalha o sangue vivificador e socializador pela terra adentro", destacou o deputado.
Apesar de já haver o prêmio de jornalismo ambiental que homenagear Otávio Brandão, proporcionado pela Associação de Engenharia Sanitária de Alagoas e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, o deputado Paulão avalia que uma comenda como esta, dada pela ALE só vai demonstrar o reconhecimento dos alagoanos para com o homem que foi e é a expressão maior na defesa do meio ambiente.
Alagoano de Viçosa, Otávio Brandão sempre foi um prodígio, e posteriormente se transformou num cientista de reconhecimento internacional. Foi escritor, revolucionário, comunista (morou muito tempo na União Soviética), foi poeta e pioneiro na defesa e preservação do meio ambiente. Canais e Lagoas foi escrito em 1917, quando ele tinha 21 anos de idade. O livro relata a sua preocupação com a preservação do ecossistema de Alagoas. A obra, inédita, é um registro apaixonado da sua terra natal, feito a partir de observações sobre a região dos rios, canais e lagoas do Estado.

Nenhum comentário: