sexta-feira, 4 de maio de 2007

ALAGOAS TERÁ NÚCLEO DE ECOJORNALISTAS

O Sindjornal/Al realiza, no dia 9 de junho, Seminário de Instalação do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas, no Hotel Meliá. Serão disponibilizadas 60 vagas para os profissionais e estudantes, sem custo de inscrição. O encontro científico objetiva envolver jornalistas num comprometimento maior com a natureza e em defesa do meio ambiente. Durante o Seminário, será instalado o Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ/AL). A solenidade antecede a entrega do Prêmio Otávio Brandão de Jornalismo Ambiental, programado para o mesmo dia.
As inscrições para o Seminário podem ser feitas a partir desta segunda-feira (07), na sede do Sindicato, na Praia do Sobral, no horário comercial.
De acordo com nota divulgada pela direção do Sindjornal/Al, na programação do Seminário de Instalação do NEJ/AL consta a realização de uma de palestras e a oficialização da instalação do Núcleo. Na primeira etapa haverá um painel explicativo sobre o que é um NEJ, quais os seus objetivos e como ele funciona, além de uma explanação sobre o papel do ecojornalista nos meios de comunicação e nas ONGs ambientais.
O Sindjornal confirmou as presença dos jornalista Juarez Tosi (coordenador do NEJ/RS e editor da EcoAgência de Notícias) e Lígia Girão (coordenadora de Comunicação da WWF-Brasil). Durante o Seminário, será lido e votado o estatuto do NEJ. Na ocasião serão eleitos os membros da primeira coordenação do Núcleo e os delegados que irão participar do 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em outubro, na cidade de Porto Alegre-RS.
Em nota, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Carlos Roberto Pereira, disse que a instalação do Núcleo de Ecojornalistas em Alagoas representa um marco na história da entidade, da categoria e da imprensa alagoana.
"Não há mais como continuar lamentando as agressões ao meio ambiente sem que nos engajemos e façamos alguma coisa para evitar. Os jornalistas têm um perfil e um espaço profissional privilegiados para encampar essa luta, ajudando a denunciar, conscientizar e educar", ressaltou.
Em sua opinião, a criação do Núcleo em Alagoas é uma aspiração antiga do Sindjornal e de vários jornalistas alagoanos. O projeto vai se tornar possível graças a colaboração de parceiros, entre eles o NEJ/RS, que participa pela terceira vez da comissão julgadora do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental.

Nenhum comentário: