domingo, 27 de maio de 2007

NOVO PISO É DE R$ 1.837

Vigora a partir deste mês o novo Acordo Coletivo de Trabalho fechado entre O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e as empresas de comunicação. Segundo nota divulgada, o reajuste salarial ficou em 4%, sendo 3,44% de inflação acumulada e 0,56% de aumento real. Os 4% também serão aplicados aos salários de quem ganha acima do piso e sobre as demais verbas, a exemplo das gratificações.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas Carlos Roberto Pereira o reajuste salarial deste ano não foi o ideal, “mas foi o possível e não deixou de ser vantajoso, considerando a conjuntura atual”. Disse ele que “é preciso lembrar que pouquíssimas categorias no país têm conseguido aumento real acima de 1%. Mesmo as que têm perdas salariais acumuladas, que não é o nosso caso, dificilmente conseguem mais”, acrescentou o dirigente sindical.

No acordo também houve um incremento nas diárias, que variou de 4,5% a 5,5%. Quanto ao restante, foram mantidas as cláusulas dos acordos anteriores. "O sindicato fez apenas uma modificação na cláusula 38ª, reduzindo de 2% para 1% a taxa assistencial. Essa taxa é descontada do salário do jornalista no mês seguinte à assinatura do Acordo, para custear as despesas de negociação e da campanha salarial", informa a nota.

O Sindjornal lembra aos jornalistas que a Convenção e o Acordo Coletivo de Trabalho regulam apenas os direitos mínimos dos profissionais, para que não haja aviltamento salarial, profissional e do mercado de trabalho. Assim como nas outras categorias, todo jornalista pode negociar com o patrão condições melhores para seu contrato individual.

Nenhum comentário: